Anvisa capacita técnicos da hemorrede de Honduras

Além de realizar uma oficina, representantes da Agência farão visitas aos serviços de sangue e hemoderivados hondurenhos.

A Anvisa iniciou, nesta segunda-feira (17/9), uma missão que visa a capacitação de inspetores para a fiscalização de estabelecimentos de sangue de Honduras. Cerca de 30 técnicos da Secretaria de Saúde daquele país serão treinados.

A missão internacional é composta de duas etapas: uma oficina teórica (17 a 21/9) e um treinamento prático, com visitas a três serviços de sangue e hemoderivados hondurenhos (24 a 28/9).

As ações integram o Projeto de Apoio ao Fortalecimento do Sistema Nacional de Sangue e Hemoderivados de Honduras, do qual fazem parte a Anvisa, o Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). A iniciativa contribuirá para o processo de estruturação dos serviços hondurenhos e de fortalecimento da área de vigilância sanitária de hemoderivados naquele país.

Para a Anvisa, este tipo de cooperação técnica é importante porque reforça a atuação da Agência como modelo e referência na área de sangue e hemoderivados na América Latina, além de contribuir para a consolidação das ações sanitárias em outros países, especialmente os latino-americanos.

A abertura da primeira etapa da capacitação contou com a presença do embaixador do Brasil em Honduras, Breno Diaz da Costa, e do ministro-conselheiro da Embaixada, Francisco Resende, além da especialista em regulação Christiane Costa, da Anvisa. Também participaram da abertura dos trabalhos um representante da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Carlos Dias, e uma representante da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (SP), Ana Paula Zanelli.

Fonte: ANVISA