Pacaraima: a Anvisa na fronteira com a Venezuela

Com a crise venezuelana, a Agência passou a ter um gigantesco volume de trabalho no município. Conheça o dia a dia dos nossos colegas na região.

 

Já ouviu falar em Pacaraima? A cidade fica em Roraima e é uma área fronteiriça do Brasil com a Venezuela. Por causa disso, a Anvisa está presente na região. Lá, os profissionais da Agência fazem o controle de saúde das pessoas que cruzam a nossa fronteira.

Em 2017, agravou-se na Venezuela uma crise política, econômica e social. O desequilíbrio evoluiu para uma crise humanitária sem precedentes na história atual da América do Sul. Com isso, milhares de venezuelanos passaram a ver na fuga para o Brasil o único jeito de deixar a miséria e a falta de assistência para trás.

https://youtu.be/aY1LSj451ls

Da noite para o dia, a cidade de Pacaraima virou a principal porta de entrada para o Brasil. Os servidores da Anvisa, que mantém um posto no local, foram os primeiros a pressentir o tamanho dos problemas de saúde que viriam com o êxodo.

A ocorrência de surtos de sarampo, difteria, arbovírus e outras doenças sob controle tornou-se corriqueira na fronteira e em estados adjacentes. Outros problemas, como a ingestão de alimentos e água impróprios para o consumo, também aumentaram.

Com cerca de 500 venezuelanos entrando por dia no Brasil via Pacaraima, a Anvisa passou a ter um gigantesco volume de trabalho no município.

Na próxima semana, a Assessoria de Comunicação da Anvisa, a Ascom, vai contar em uma série de reportagens esta história de dedicação para atuar, de forma eficiente, no controle sanitário no Norte do país.

A Anvisa é a saúde do Brasil em uma das mais remotas e problemáticas fronteiras do país.

Fonte: ANVISA