Implante de telescópio no olho ajuda mulher a voltar a enxergar

Uma mulher de 89 anos poderá voltar a enxergar graças a um tratamento pioneiro. A paciente Virginia Banes teve um microtelescópio com tamanho aproximado de uma ervilha implantado em seu olho esquerdo para se recuperar de um problema que impedia sua visão de funcionar corretamente.

Segundo a BBC, Banes sofre de Degeneração Macular Relacionada à Idade (AMD, na sigla em inglês), uma das principais causas da cegueira em pacientes idosos. Ela foi a primeira em uma lista de 50 voluntários a se oferecer para o novo tratamento.

“Já consigo enxergar melhor. As cores são mais vibrantes, bonitas e naturais, e consigo ler letras grandes com meus óculos. Não conseguia ler durante os últimos sete anos, e estou animada para pintar novamente", declarou a paciente, que também é pintora de aquarelas.

"A doença danifica a retina e causa um ponto de cegueira no campo central de visão das pessoas. O implante telescópico restaura a visão ao projetar imagens sobre uma parte não danificada, possibilitando ver os rostos das pessoas e detalhes de objetos localizados diretamente diante delas", diz Mark Mannis, professor titular de oftalmologia e ciências da visão da universidade americana US Davis, na Califórnia.

Já o médico Richard van Buskirk explicou que o olho esquerdo agora será usado para enxergar detalhes, enquanto o olho direito será usado para dar a Virginia a noção de visão periférica. "Eventualmente, seu cérebro alternará de forma automática, usando a capacidade de cada olho conforme for necessário", disse o pesquisador.

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/implante-de-telescopio-no-olho-ajuda-mulher-a-voltar-a-enxergar