Obesidade pode levar à deficiência de vitamina D, mas o contrário não ocorre

 

Obesidade pode levar à deficiência de vitamina D, mas o contrário não ocorre

Pesquisadores estimam que cada 10% de aumento no IMC leva a 4,2% de queda na concentração de vitamina D

Obesidade: Entre 2006 e 2009, quatro milhões de brasileiros atingiram o estágio da obersidade mórbida, segundo o Ministério da Saúde

Obesidade está relacionada à deficiência de vitamina D, que é importante para a formação dos ossos, além de evitar diversos problemas de saúde (Creatas Images/ThinkStock)

A obesidade pode levar à deficiência de vitamina D, mas a deficiência de vitamina D não leva à obesidade. Essa é a principal conclusão de um amplo estudo que analisou dados de 42.024 participantes de 21 pesquisas, publicado nesta terça-feira no periódico científico Plos Medicine.

 


A vitamina D é produzida pela pele após a exposição ao sol, mas também pode ser obtida através da alimentação. Ela é encontrada principalmente em leite e derivados, além de peixes oleosos, como cação e salmão, ricos em ômega 3. A falta dessa vitamina pode causar, além de problemas ósseos, alterações na liberação de insulina e no controle da pressão arterial, por exemplo.Para os autores, a descoberta tem grande importância para a saúde pública, uma vez que a obesidade vem crescendo em todo o mundo, o que indica que a deficiência de vitamina D também pode aumentar.

O estudo relacionou os principais genes ligados à obesidade com aqueles referentes à vitamina D, e a associação entre o aumento do índice de massa corporal (IMC - calcule aqui seu IMC) e a redução da vitamina D se mostrou muito consistente. Os pesquisadores estimam que cada 10% de aumento no IMC leva a 4,2% de queda na concentração de vitamina D mas, por outro lado, a deficiência de vitamina D não exerce influência sobre o IMC.

"Nosso estudo sugere que uma intervenção a nível populacional para reduzir a obesidade poderia levar a uma redução na prevalência de deficiência de vitamina D", afirmam os autores.
 

 



Opinião da especialista

Myrna Campagnoli
 


"A relação entre vitamina D e obesidade, diabetes e hipertensão tem sido muito estudada. Esse trabalho mostra não só uma correlação clinica, que já é bem estabelecida, mas também uma correlação genética.

"A maioria das outras pesquisas aborda apenas a relação clinica, mas não tinha até então sido demonstrado ‘quem causava quem’, ou seja, que a obesidade pode influenciar a concentração de vitamina D, mas o contrário não acontece.

"Esse trabalho é focado na obesidade de causas genéticas, que corresponde a cerca de 5% a 7% dos casos de obesidade, mas clinicamente a gente observa que a mesma relação ocorre para a obesidade de causas externas, como a má alimentação.

"Isso significa que a monitorização da vitamina D é importante para todas as pessoas com doenças metabólicas. Mas é importante ressaltar que a vitamina D só deve ser suplementada em casos de deficiência".

Fonte: Portal Veja

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/obesidade-pode-levar-a-deficiencia-de-vitamina-d-mas-o-contrario-nao-ocorre