Anvisa participa de encontro de mulheres camponesas

 

Anvisa participa de encontro de mulheres camponesas



Com a presença de cerca de três mil mulheres, começou, nesta segunda-feira (18/2), em Brasília (DF), o I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil. Na abertura, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) defendeu a necessidade dos órgãos de vigilância sanitária atuarem como parceiros dos pequenos empreendedores na implementação de políticas que incentivem o desenvolvimento, sem colocar em risco a saúde da população.

Para a chefe da Assessoria de Articulação e Relações Institucionais da Agência, Rose Mendes, os esforços da vigilância sanitária devem ser centrados nos mais fragilizados socialmente, como microempreendedores, camponeses e empreendimentos de economia solidária. “Cada vigilância sanitária deste país não deve ser vista como um órgão que vai impedir, mas sim que vai ajudar no desenvolvimento e dar apoio aos empreendedores”, defendeu Rose.

Encontro

Com o tema “Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher!”, o I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil contou com a presença de mulheres de 22 estados do país e com representantes de países da América Central e Caribe.

Durante os dias do encontro,  estão previstas plenárias que discutirão os temas: a produção de alimentos saudáveis, o combate à violência contra as mulheres e o feminismo. Além de estudos, discussões e vivências, as camponesas também terão atividades culturais.

Fonte: Anvisa

http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2013+noticias/anvisa+participa+de+encontro+de+mulheres+camponesas